intervenção social

Este Pelouro gere a oferta de serviços de saúde à população de São Vicente, especialmente orientada para os fregueses em situação económica e social mais instável, através do acesso a especialidades e tratamentos médicos a preço social, constituindo uma das importantes valências da Junta de Freguesia. 

As operações do Pelouro da Saúde estão maioritariamente centradas no Espaço Saúde, localizado no Polo Clínico (Santa Engrácia).

A importância da área de Saúde tem crescido de forma consolidada, com o aumento do número de consultas e tratamentos efetuados e a inclusão de terapêuticas naturais na oferta clínica.

Oferta clínica - Espaço saúde

DEVIDO À PANDEMIA COVID-19, A OFERTA CLÍNICA PODERÁ ESTAR CONDICIONADA.
POR FAVOR CONFIRME A DISPONIBILIDADE DO SERVIÇO E ESPECIALIDADE, ATRAVÉS DOS CONTACTOS DA JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO VICENTE.

A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas filiformes em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover a saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas, estimulam as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando mensagens até ao cérebro, que desencadeiam diferentes efeitos no corpo, desde ações analgésicas ou anti-inflamatórias ao tratamento de diversas patologias como sinusite, asma, enxaqueca, artrite. Há aplicações mais latas que procuram a promoção de melhorarias do sistema imunitário ou o tratamento de efeitos psicossomáticos.

A Enfermagem é a ciência cuja especificidade é a assistência e cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral, através de atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde com o intuito de torná-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado.

A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca e no complexo maxilo-mandibular, devendo ainda o médico estomatologista efetuar diagnósticos iniciais de doenças que, não sendo do foro da Odontologia, possam apresentar manifestação na boca.

A Medicina Física e de Reabilitação (MFR) ou Fisiatria, é o ramo da medicina com ênfase na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas com os nervos, músculos, articulações e ossos, que podem produzir lesões temporárias ou permanentes. Com atuação clínica transversal, dedica-se a condições e interações que vão desde situações de traumatismo cerebral até ao tratamento da dor de costas.

Ciência médica destinada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas, previndo e tratando os distúrbios da biomecânica e funcionalidade humana.
No Espaço Saúde SV efetuam-se tratamentos de fisioterapia, segundo prescrição externa ou das especialidades disponibilizadas aos utentes.

A Homeopatia está enquadrada nas terapêuticas não convencionais e defende a abordagem holística do ser humano, avaliando o paciente relativamente ao seu estado físico, mental e emocional. Recorrendo a substâncias diluídas que produzem sintomas similares num indivíduo saudável, a homeopatia consiste na procura de uma reação contra a doença, potenciando o sistema de cura natural da pessoa e a saúde recorrendo às próprias forças do organismo.

Especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas com a visão e olhos.
No Espaço Saúde SV realizam-se consultas de diagnóstico e tratamentos.

A Osteopatia assenta em terapias manuais que manipulam e mobilizam algumas estruturas do corpo – articulações, estruturas neurais, ligamentos e músculos – para reduzir o desconforto, melhorar o movimento articular, a saúde e mobilidade dos utentes. Sendo um tratamento suave e não invasivo, é seguro para todas as idades e o reconhecimento das suas valências tem vindo a aumentar significativamente. Ainda que contribua para o aliviar e reduzir de efeitos resultantes de patologias estabelecidas, é particularmente eficaz no campo da prevenção, conseguindo evitar que as disfunções se transformem em doenças crónicas e lesões irreversíveis.

Este site utiliza cookies e pede-lhe alguns dados de forma a maximizar a sua navegação neste site.