Patos em São Vicente

O Pato-real, Anas platyrhynchos, é a espécie de pato mais abundante em Portugal e pode ser avistado de norte a sul do país. Igualmente em Lisboa é uma espécie comum (mapa com os registos na plataforma e-bird), pode ser visto o ano inteiro, todavia, com a chegada de Norte de aves invernantes, torna-se ainda mais frequente durante o Outono e Inverno. Em voo, podemos observá-lo por toda a cidade, mas o mais fácil é, sobretudo, nos lagos dos parques e jardins , assim como em Monsanto.
 
Foram recentemente observados Patos-reais, na freguesia de São Vicente, mais concretamente no lago do jardim Augusto Gil.
Trata-se de um casal, conforme foto que nos foi cedida pelo munícipe Sebastião Pereira, onde se destaca a característica cabeça verde dos machos.
 
A Junta de Freguesia vem por este meio, após alguns alarmes que nos chegaram, esclarecer quem, como nós, se congratula com a presença deste simpático anatídeo, que esta é uma espécie que nos visita por si própria, não necessitando de ajuda, nomeadamente alimentar, nem as suas ausências são motivo para quaisquer preocupações, uma vez que se trata de uma ave selvagem.
 
É sim mais um motivo para darmos maior atenção à importância da biodiversidade urbana, e que aproveitamos para dar a conhecer que, especificamente no que a aves diz respeito, na cidade de Lisboa estão registadas mais de 2 centenas de espécies, e mesmo nas áreas mais urbanas, caso da nossa freguesia, em pleno centro histórico, os números são notáveis: a lista avifaunística da freguesia, que vamos mantendo atualizada, conta atualmente com 80 espécies.