No passado ano escolar e a propósito da comemoração dos 45 anos da Revolução de Abril, a Junta de Freguesia de São Vicente colocou um desafio ao Agrupamento de Escolas de Gil Vicente – descobrir, de uma forma criativa e à distância de duas gerações, como as crianças e jovens percecionam o ’25 de Abril de 1974’ e os valores promovidos.

Com base em pesquisas e entrevistas a familiares e amigos que viveram a revolução, os alunos da Escola Secundária Gil Vicente e do Centro Educativo da Bela Vista elaboraram textos e desenhos para nos contarem o 25 de Abril.

O projeto, coordenado pela Professora Maria Alexandra de Barros Caetano e pela Dr.ª Rita Tavares de Moura da Junta de Freguesia de São Vicente, ficou concluído perto do final do ano letivo e, para fazer justiça ao trabalho e à temática do livro, foi determinado que o seu lançamento ocorreria hoje, 24 de Abril de 2020, antecipando as múltiplas celebrações de amanhã, num local icónico da nossa freguesia e num evento que há vários meses estava a ser preparado pela Junta de Freguesia de São Vicente com apoio de outras entidades.

A Pandemia do Covid-19 alterou todos os planos, suspendeu eventos e até o nosso próprio dia-a-dia. Mas seguindo o mesmo espírito de luta e de conquista de Abril, fazemos novos caminhos e respondemos à adversidade com determinação, mantendo o lançamento do ’O 25 de Abril visto por nós’, noutro formato.

O executivo da Junta de Freguesia de São Vicente manifesta o seu agradecimento a todos os alunos e professores que participaram neste projeto. Deixamos ainda um especial agradecimento à Professora Maria Alexandra de Barros Caetano e à ilustradora Carlota Fleig que efetuou a composição gráfica da obra a partir dos trabalhos dos alunos.

Que o 25 de Abril continue bem vivo nos Homens de amanhã.

Livro ‘O 25 de Abril visto por nós’

#JFSaoVicente #JuntosFazemosSV #SVFicaEmCasa #FiqueEmCasa #EstamosJuntos

Que o 25 de Abril continue bem vivo nos Homens de amanhã.

Livro ‘O 25 de Abril visto por nós’

#JFSaoVicente #JuntosFazemosSV #SVFicaEmCasa #FiqueEmCasa #EstamosJuntos