Cultura

A Junta de Freguesia de São Vicente procura fomentar a criação cultural e artística, nas suas diversas manifestações e formas, e a oferta de projetos com impacto na comunidade, privilegiando a colaboração com entidades locais para a criação de iniciativas na freguesia.

A riqueza cultural e arquitetónica existente na freguesia contrasta com a limitada oferta de salas e locais que permitam a realização e/ou apresentação de produções artísticas e eventos culturais em São Vicente, sendo esta uma das maiores limitações enfrentadas pelo pelouro da cultura.

O Pelouro da Cultura inclui a gestão da Galeria Arte Graça e a produção direta e em parceria de alguns eventos anuais.

Eventos Anuais

No período mais emblemático das celebrações populares da cidade, São Vicente celebra o Santo António com um arraial que nasceu em 2014 e já se tornou uma referência em Lisboa, ombreando com Alfama e Mouraria.

Centrados no Largo da Graça, único local da freguesia com capacidade de albergar um evento desta dimensão, os Arraiais de São Vicente são sinónimo de diversão e alegria para os residentes e visitantes que neste período se juntam em São Vicente.

O ‘Fados de São Vicente’ é o mais relevante concerto produzido diretamente pela Junta de Freguesia de São Vicente.

O concerto tem crescido em público e relevância a cada edição e pelo seu palco passaram novos talentos e nomes consagrados do Fado.

O ‘Fado nas Escadinhas’ recuperou um espetáculo que ganhou tradição e notoriedade na extinta freguesia de Santa Engrácia e que se pretende preservar e desenvolver, continuando a apostar num elenco constituído, maioritariamente, por talento local e tradicionalmente realizado nas Escadinhas do Bairro América, que oferecem um auditório natural para uma noite de fado.

Com as alterações promovidas pela pandemia, a edição de 2021 foi deslocada para o Adro da Igreja da Nossa Senhora da Porciúncula/Convento dos Barbadinhos, adotando o nome de ‘Fados de Santa Engrácia’.

O Festival de Folclore ‘Usos e Costumes em Lisboa’, realiza-se em Setembro e em 2017 teve a sua 18ª edição. Organizado em parceria com o Rancho Folclórico da Ribeira de Celsavisa, o festival inclui um desfile etnográfico e a atuação de diversos ranchos folclóricos convidados. Tipicamente realizado junto ao Panteão Nacional, o festival, que tem crescido de importância, permite vislumbrar um pouco da história dos usos e costumes das gentes cujas raízes constituem hoje uma significativa parte dos habitantes de Lisboa.

As Marchas populares são um dos mais importantes da participação cultural popular da Freguesia.

A Junta de Freguesia de São Vicente organiza diretamente a Marcha Infantil de São Vicente e apoia as Marchas de adultos que participam no Concurso das Marchas de Lisboa, nomeadamente a Marcha da Graça, a Marcha de Santa Engrácia e a Marcha de São Vicente.

A freguesia é ainda representada pela Marcha Infantil da Voz do Operário, que está presente no tradicional desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade.

Outras iniciativas

Articulado com o Pelouro da Intervenção Social Sénior, a Junta de Freguesia de São Vicente tem procurado realizar iniciativas de ocupação e lazer da população sénior da freguesia, com uma componente cultural e de conhecimento, levando à descoberta de locais, tradições, sabores e saberes do nosso país.

Estas iniciativas, ainda que para muitos munícipes não seja percetível de imediato, são extremamente relevantes no combate à exclusão e ao isolamento da população sénior, um dos primeiros pontos do programa eleitoral do atual executivo.

A integração da Intervenção Social com a Cultura, oferece novas propostas e dinâmicas de interação para muitos do munícipes com quadros de solidão e isolamento diagnosticados.

O Pelouro da Cultura da Junta de Freguesia de São Vicente, em estreita colaboração com o Pelouro da Intervenção Social Sénior, disponibiliza o acesso, com compaticipação total ou com preço social, para peças de teatro e revista.

Foi também estabelecido um protocolo com o Teatro Aberto, através do qual os residentes que sejam estudantes ou maiores de 55 anos, têm acesso a ingressos a preço especial para todas as peças apresentadas.