Passar para o Conteúdo Principal
Junta Freguesia de São Vicente

Siga-nos

página do Facebook

Partilhar

'Crescer em São Vicente'

logo_crescer_SV_240

O Crescer em São Vicente tem como foco de intervenção a promoção do desenvolvimento psicossocial e a prevenção de comportamentos de risco nas crianças e jovens da freguesia de São Vicente.

A equipa multidisciplinar é composta por técnicos das áreas da Psicologia, Psicopedagogia e Terapia da Fala.

Para além dos projetos que desenvolve nos jardim-de-infância e escolas da freguesia o Projeto Crescer disponibiliza respostas específicas junto da comunidade.

 

  • Apoios Individualizados

    Acompanhamento Psicológico, para crianças e adolescentes da freguesia e/ou a frequentar os equipamentos escolares da freguesia;

    Apoio Psicopedagógico, para crianças e adolescentes da freguesia e/ou a frequentar os equipamentos escolares da freguesia;

    Terapia da fala, para crianças e adolescentes da freguesia e/ou a frequentar os equipamentos escolares da freguesia;

    Aconselhamento parental, para Pais/ Tutores/ Encarregados de Educação residentes na Freguesia ou cujos educandos frequentem equipamentos escolares da Freguesia;

    Desenvolvimento Vocacional, para a população residente ou a frequentar os equipamentos escolares da freguesia.

  • Atividades dirigidas ao Pré-escolar

    Vamos para a escola
    Este programa surge com o objectivo preparar as crianças, que frequentam o pré-escolar, para a transição para o 1º ciclo. Pretende criar um clima de confiança e de valorização das crianças em relação às novas regras, rotinas e contextos.

    ABC Sons
    A consciência dos sons que existem numa palavra e a habilidade de brincar com os mesmos são capacidades de extrema importância para a aprendizagem da leitura e da escrita, sendo o mote para o programa de promoção do desenvolvimento da consciência fonológica, desenvolvido com as crianças que frequentam o pré-escolar.

  • Atividades dirigidas ao 1º Ciclo

    Crescer em Cidadania
    Este programa tem por propósito explorar e promover a cidadania e sua expressão no contexto escolar e é destinado às turmas do 1º ao 3º ano.

    ASA (Atelier Social e de Afetos)
    Espaço de partilha que pretende desenvolver, nas crianças do 1ºao 3º ano, a capacidade de descobrir sentimentos e de compreender e expressar as suas emoções e as dos outros, num ambiente de diálogo e reflexão.

    Transições
    Programa que visa facilitar e mediar as mudanças internas e externas que ocorrem na passagem do 4º para o 5º ano do Ensino Básico, procurando transformer os riscos associados à transição em oportunidades de sucesso escolar e pessoal.

  • Atividades dirigidas a Pais e Encarregados de Educação

    Pais e a Transição
    Espaço de reflexão e partilha, destinado aos pais e encarregados de educação das crianças que frequentam o Programa Vamos para a Escola e o Programa Transições, sobre questões associadas à transição escolar, às expectativas em relação à escola e ao impacto desta nova realidade na dinâmica familiar.

    Conversas de Pais
    Programa que propõe a criação de um espaço de reflexão e partilha acerca de questões fundamentais na promoção do desenvolvimento saudável e do bem-estar das crianças e adolescentes da comunidade.

    Só para pais!
    Workshop de Terapia da Fala destinado a pais e encarregados de educação que consiste na promoção de estratégias de aquisição e desenvolvimento da linguagem e fala em contexto familiar. Pretende-se que os pais, no seu quotidiano, adquiram estratégias para a estimulação da linguagem e reconheçam os hábitos prejudiciais a eliminar.

  • Atividades dirigidas à Comunidade Escolar

    Workshop Saúde Vocal
    Workshop destinado aos agentes educativos dos equipamentos escolares da freguesia que tem como objectivo fornecer estratégias para promover a saúde vocal e o uso adequado da voz em contexto profissional.

 

Para informações gerais acerca do Projeto Crescer por favor descarregue aqui o folheto de apresentação.

Para esclarecimentos adicionais preencha o formulário Pedido de Informação/Atendimento, disponível na sede e polos da Junta de Freguesia de São Vicente ou aqui.

Para efetuar um Pedido de Relatório, preencha o formulário aqui.

Se é professor, educador de infância ou técnico e pretende efetuar uma Referenciação clique aqui.