Passar para o Conteúdo Principal
Junta Freguesia de São Vicente

Siga-nos

página do Facebook

Partilhar

Cultura

A cultura cria, fomenta e promove a identidade comum. Interpreta a relação e a forma como experienciamos o mundo que nos rodeia, alargando mentalidades, horizontes e conhecimentos.

A Junta de Freguesia de São Vicente procura fomentar a criação cultural, nas suas diversas manifestações e formas, e a oferta de projetos com impacto na comunidade, priveligiando a colaboração com entidades locais para a criação de iniciativas na freguesia.

Se tem alguma ideia ou se faz parte de alguma iniciativa cultural, apresente-nos o seu projeto.

O elevado património cultural e arquitetónico existente na freguesia é contrabalançado com a muito limitada oferta de salas de espetáculo e espaços exteriores para a realização ou exibição de eventos culturais em São Vicente, sendo uma das maiores limitações enfrentadas pelo pelouro da cultura.

 

Responsável pelo Pelouro: Dr.ª Natalina Tavares de Moura (Presidente)

 

  • Arraiais de São Vicente

    Arraiais de São Vicente 2016 (65)

    No período mais emblemático das celebrações populares da cidade, São Vicente celebra o Santo António com um arraial que nasceu em 2014 e já se tornou uma referência em Lisboa, ombreando com Alfama e Mouraria.
    Centrados no Largo da Graça, único local da freguesia com capacidade de albergar um evento desta dimensão, os Arraiais de São Vicente são sinónimo de diversão e alegria para os residentes e para os milhares de visitantes que neste período se juntam em São Vicente.
  • Fado nas escadinhas

    Fado nas escadinhas 2016 (7)

    Constituído por um concerto, o 'Fado nas escadinhas' realiza-se à noite, nas Escadinhas do Bairro Washington, que oferecem um auditório natural para uma noite de fado.

    Com a edição de 2016, recuperou-se um espetáculo que ganhou tradição e notoriedade na extinta freguesia de Santa Engrácia e que se pretende preservar e desenvolver, continuando a apostar num elenco constituído, maioritáriamente, por talento local.

  • Festival de Folclore 'Usos e Costumes em Lisboa'

    F_Folclore 7A

    O Festival de Folclore 'Usos e Costumes em Lisboa', realiza-se em Setembro e em 2017 terá a sua 18ª edição. Organizado em parceria com o Rancho Folclórico da Ribeira de Celsavisa, o festival inclui um desfile etnográfico e a atuação de diversos ranchos folclóricos convidados. Tipicamente realizado junto ao Panteão Nacional, o festival, que tem crescido de importância, permite vislumbrar um pouco da história dos usos e costumes das gentes cujas raízes constituem hoje uma significativa parte dos habitantes de Lisboa.

  • Festival FNAC Live

    FNAC Live (6)

    O 'Novos Talentos FNAC' de 2015, assumiu a denominação 'FNAC Live' em 2016, identidade comum com os festivais que se realizam noutras capitais europeias. Centra-se na edição anual do CD 'Novos Talentos FNAC' e alia atuações dos novos artistas editados com um concerto de uma banda já consagrada e que integrou edições anteriores. Decorre em diversos espaços da freguesia, tendo o palco principal instalado no Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, que oferece a vista noturna sobre Lisboa e um cenário natural difícil de igualar.

  • Marchas Populares

    Marcha Infantil (4)Marchas Populares 2016 (3)Marchas Populares 2016 (4)Marchas Populares 2016 (5)

    As Marchas populares são um dos mais importantes da participação cultural popular da Freguesia.

    A Junta de Freguesia de São Vicente organiza diretamente a Marcha Infantil de São Vicente e apoia as Marchas de adultos que participam no Concurso das Marchas de Lisboa, nomeadamente a Marcha da Graça, a Marcha de Santa Engrácia e a Marcha de São Vicente.

    A freguesia é ainda representada pela Marcha Infantil da Voz do Operário, que está presente no tradicional desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade.

  • Passeios culturais e iniciativas lúdicas

    Passeios culturais e lúdicos (3)

    Articulado com o Pelouro da Intervenção Social Sénior, a Junta de Freguesia de São Vicente tem procurado realizar iniciativas de ocupação e lazer da população sénior da freguesia, com uma componente cultural e de conhecimento, levando à descoberta de locais, tradições, sabores e saberes do nosso país.

    Estas iniciativas, ainda que para muitos munícipes não seja percetível de imediato, são extremamente relevantes no combate à exclusão e ao isolamento da população sénior, um dos primeiros pontos do programa eleitoral do atual executivo.

    A integração da Intervenção Social com a Cultura, oferece novas propostas e dinâmicas de interação para muitos do munícipes com quadros de solidão e isolamento diagnosticados.

  • São Vicente vai ao Teatro

    São Vicente vai ao teatro (2)

    O Pelouro da Cultura da Junta de Freguesia de São Vicente, em estreita colaboração com o Pelouro da Intervenção Social Sénior, disponibiliza o acesso, com compaticipação total ou com preço social, para peças de teatro e revista.

    Foi também estabelecido um protocolo com o Teatro Aberto, através do qual os residentes que sejam estudantes ou maiores de 55 anos, têm acesso a ingressos a preço especial para todas as peças apresentadas.