Passar para o Conteúdo Principal
Junta Freguesia de São Vicente

Siga-nos

página do Facebook

Partilhar

Atividades

O Pelouro do Desporto da Junta de Freguesia de São Vicente leva a cabo diversas atividades pontuais e outras que estão já instituídas na agenda anual do pelouro.

Para além das atividades próprias, o Pelouro do desporto trabalha ainda em articulação com a Câmara Municipal de Lisboa, na promoção de algumas iniciativas desportivas municipais.

 

Atividades da Junta de Freguesia de São Vicente:

  • Férias Desportivas de São Vicente

    As “Férias Desportivas de São Vicente” surgiram em 2015, em resposta às necessidades das famílias da freguesia e que não possuiam qualquer atividade de ocupação no período de interrupções letivas de verão para crianças entre os 12 e os 16 anos. As atividades são desenvolvidas em torno da prática desportiva e estilos de vida saudáveis e incluem ainda visitas culturais. Esta atividade conta com a colaboração de diversas entidades externas, que disponibilizam instalações e/ou formadores das diversas modalidades, permitindo que os jovens tenham um primeiro contato com alguns desportos, por vezes acompanhados de atletas de topo, que representam ou representaram Portugal em provas internacionais.

    A adesão e resultados da iniciativa levaram à adoção da atividade nas interrupções letivas de Natal desde 2016.

  • Evento de Abertura da Época Desportiva

    Realiza-se anualmente em Outubro e marca o início da época desportiva na freguesia, com a demonstração em formato de aulas abertas de todas as modalidades que se desenvolverão durante esse ano, nos diferentes equipamentos.

     

    Evento de Abertura da Época Desportiva - 2015/2016

     

    Evento de Abertura da Época Desportiva - 2014/2015

  • Natal Desportivo

    Realiza-se anualmente em dezembro, antes das férias escolares, visando um público-alvo mais jovem (bebés e crianças), na organização de modalidades desportivas indoor com o tema do natal.

     

    Evento Desportivo de Natal - 'Vamos construir um conto de Natal' - 2016



    Evento Desportivo de Natal - 2015

     


    Natal Desportivo - 2014

  • Evento Kids

    Realiza-se anualmente, em data móvel e visa o público mais jovem, fomentando a experimentação de modalidades desportivas desafiantes, que habitualmente não são desenvolvidas no contexto escolar (exemplos do realizado até à data: kickboxing, judo, esgrima lusitana, entre outros).

     

    Evento Kids - 2015

  • Dia do Fitness

    Ocorre anualmente em data móvel e destina-se ao público adulto e sénior. Procura permitir a experimentação indoor ou outdoor de modalidades de fitness, juntamente com ações de sensibilização no âmbito dos estilos de vida saudáveis e rastreio de saúde.

     

    Dia do Fitness - 2016

  • 6 horas a nadar

    Evento de dinamização da piscina de São Vicente, onde se desafiam os utentes da piscina, seus amigos e familiares, e também equipas externas a integrarem este desafio. A primeira edição teve lugar em 2016.

    6h a nadar - 2017

     

    6h a nadar - 2016

 

 

Atividades em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa:

  • Olisipíadas

    As Olisipíadas recuperam um evento histórico que atravessou várias gerações de lisboetas e recoloca o desporto no centro da cidade e da vida das crianças e jovens.


    Aliando a identidade da cidade (Olisipo) e o espirito das Olimpíadas, proporcionam a experimentação e competição de mais de 13 modalidades oficiais, 4 modalidades adaptadas e muitas mais modalidades desportivas de experimentação, num programa de jogos divididos em fase locais e municipais (finais), que se realizam em agrupamentos constituídos pelas 24 freguesias de Lisboa.

    Fase local: de janeiro a maio - promoção das atividades nas diversas modalidades pelas juntas de freguesia em parceria com a CML.

    Fase final: 3 e 4 de junho, uma festa do desporto para toda a família.

    Modalidades oficiais:
    Andebol, Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Futebol, Ginástica, Judo, Karaté, Natação, Rugby, Ténis de Mesa, Voleibol, Xadrez, Modalidades de Demonstração.
    Modalidades adaptadas:
    Atletismo (Paralímpico), Boccia (Paralímpico), Goalball (Paralímpico), Natação (Paralímpico).

    A edição de 2017 está particularmente virada para o futuro, integrando a caminhada para 2021 Lisboa Capital Europeia do Desporto.

    Integrando pela primeira vez atividades nas Escolas do Ensino Básico de Lisboa, a primeira ação em escola da edição de 2017 decorreu na EB1 Convento do Desagravo e os primeiros jogos das modalidades oficiais no Pavilhão Manuel Castelbranco, na modalidade de basquetebol, que possui forte implantação na freguesia.

    Mais informações em www.olisipiadas.cm-lisboa.pt.

     

    2ª Edição das Olisipíadas - 2016

     

    Olisipíadas - 2015

     

    Hino das Olisipíadas

  • Lisboa Vai ao Parque

    O Programa 'Lisboa Vai ao Parque' iniciou-se em 2015 e em 2016 expandiu-se a diversos espaços verdes da cidade de Lisboa.
    Fomenta a prática desportiva e adoção de estilos de vida saudáveis através de ações que decorrem nos diversos parques de Lisboa nos meses de verão.

    Em São Vicente, a iniciativa decorre no Jardim da Cerca da Graça, local escolhido para a apresentação da edição de 2016.

  • Programa de Apoio à Natação Curricular no 1º ciclo

    Festival de Natação Curricular - 2016

     

    Festival de Natação Curricular - 2015

  • Clubes de Mar

    A cidade de Lisboa está a recuperar a sua vocação marítima e a democratizar o acesso ao Tejo através do Programa Municipal de Desenvolvimento dos Desportos Náuticos em Lisboa, que promove a prática de desportos náuticos no rio, nomeadamente do Remo e da Vela.

    O programa 'Clubes de Mar' arrancou em 2015 e integra aulas de Vela para os alunos do 2.º ciclo (5º e 6º anos) e aulas de Remo para os alunos do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos) das escolas públicas do concelho de Lisboa.

    É desenvolvido em parceria com as juntas de freguesia, os agrupamentos de escolas e os clubes náuticos da cidade, e integralmente gratuito para os alunos.

    Em São Vicente a iniciativa é desenvolvida em colaboração com o Clube Ferroviário de Portugal.