Passar para o Conteúdo Principal
Junta Freguesia de São Vicente

Siga-nos

página do Facebook

Partilhar

Intervenção Social Infância e Juventude

O pelouro da Intervenção Social Infância e Juventude (ISIJ) engloba todas as atividades de apoio de caris social destinadas à população infantil e juvenil da freguesia, constituindo um apoio aos agregados familiares de São Vicente. Dada a valência ser relevante na delimitação de processos de crescimento saudáveis, a atuação do pelouro da ISIJ, apesar de estar particularmente orientado para o apoio aos agregados familiares com condições mais instáveis, destina-se a todas as famílias da freguesia de São Vicente, independentemente das suas condições socioeconómicas.

A atuação do Pelouro engloba atividades como:

  • Projeto 'Crescer em São Vicente'

    A intervenção do Projeto prioriza o foco da sua ação no âmbito escolar, com crianças e jovens da freguesia, mas também no contexto comunitário através de ações dirigidas aos pais e educadores em geral.

  • Praia Campo Infância

    O programa “Praia Campo Infância”, por Delegação de Competências da CML, passou para gestão direta das Juntas de Freguesias e alargada para a faixa etária 6-14 anos.

    Desde 2014 que a atividade tem sido feita de forma totalmente gratuita, constituindo um relevante apoio para os agregados familiares, não só pela ocupação parcial do período de férias, mas pelo pelo fato de, para alguns agregados familiares em condição socioeconómica mais instável, ser a única forma de as suas crianças poderem usufruir da praia. A "Praia Campo Infância" decorre no período das interrupções letivas de verão e permite que as crianças frequentem a praia durante os períodos da manhã e atividades lúdicas e culturais durante a tarde.

    As equipas de monitores são constituídas segundo os critérios de seleção rigorosos e após entrevistas de avaliação dos proponentes. Apesar de ser privilegiada a contratação de elementos residentes na freguesia, a base de seleção apoia-se nos currículos, habilitações, experiência no trabalho com crianças e motivação percetível para a função. A JF tem promovido formação específica, em especial de segurança e primeiros socorros, indispensável para a função e para o assegurar de todas as condições de segurança.

  • Pezinhos na Areia

    O ‘Pezinhos na Areia’ é uma atividade conexa à Praia Campo, destinada às crianças utentes das AAAF. Constituindo um grupo com características muito distintas da faixa etária incluída no Praia Campo, esta atividade inclui a frequência de praia no período matinal, com um acompanhamento e atividades especificamente definidas para as crianças entre os 3 e 6 anos.

  • Outras iniciativas pontuais

    • Entradas para o Circo de Natal
    • Distribuição de brinquedos (Natal e dia Mundial da Criança);
    • Iniciativas de ocupação de tempos livres durantes as interrupções letivas (Férias desportivas em articulação com o Pelouro do Desporto);
    • Passeios culturais e ações de animação sociocultural para crianças e jovens.

 

 

Responsável pelo Pelouro: Dr.ª Rita Tavares de Moura