Passar para o Conteúdo Principal
Junta Freguesia de São Vicente

Siga-nos

página do Facebook

Partilhar

Reabertura do Claustro, Portaria e Sala do Capítulo do Convento da Graça

19650083 10212863654802582 651940787 o 1 1024 2500
01 Julho 2017

Sábado (1 de Julho), às 15 horas, o Convento da Graça reabriu as portas para dar a conhecer o trabalho de restauro realizado no Claustro, Portaria, Sala do Capítulo e na extraordinária porta que liga o Convento à Igreja, que permitiu a recuperação de um valiosíssimo património da cidade de Lisboa. O Convento da Graça foi edificado em 1271 e chegou a ser o maior Convento da Península Ibérica. Da Ordem de Santo Agostinho, foi utilizado por D. Afonso Henriques para acampar as tropas durante o cerco de Lisboa.

A reabertura contou com a presença da Presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, Natalina Tavares de Moura, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Na cerimónia também estiveram presentes o pároco da Igreja da Graça, Cónego Jorge Dias, o provedor da Irmandade do Senhor dos Passos, Francisco de Mendia, e o vereador da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes. 

Quem ainda não tinha visitado a exposição Corpus Christi, teve aqui mais uma oportunidade de conhecer esta obra histórica de Diamantino Tojal. Trata-se de uma exposição em peças de barro que retrata a procissão do Corpo de Deus no século XVIII, composta por 1587 miniaturas, em barro não cozido, concebidas e moldadas à mão entre 1944 e 1948. O sucesso desta exposição, que estará patente até ao dia 1 de Outubro, deve-se a uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC, através do Museu de Lisboa, a Igreja da Graça e a Associação Mais Graça. 

A história, a arte e a cultura foram recuperadas e são agora devolvidas a todos os cidadãos desta bela freguesia e desta magnífica cidade, que o poderão visitar todos os dias entre as 9h e as 18h.

Juntos fazemos São Vicente.