Passar para o Conteúdo Principal
Junta Freguesia de São Vicente

Siga-nos

página do Facebook

Partilhar

Inquérito à Mobilidade 2017

Cartaz  a4 ao baixo imob 28 09 640 1 1024 2500
18 Outubro 2017

O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a realizar o Inquérito à Mobilidade 2017 (IMob 2017) nas Áreas Metropolitanas do Porto (AMP) e de Lisboa (AML).

São 290 mil alojamentos - 80 mil na Área Metropolitana do Porto e 130 mil na Área Metropolitana de Lisboa, que serão contactados pelo INE para responder a este inquérito em 35 municípios, o que envolve os hábitos das cerca de um milhão de pessoas que neles habitam, uma amostra elevada em relação às habitualmente usadas pelo INE.

O inquérito pretende saber como se deslocam os trabalhadores e os estudantes destas áreas, quanto tempo demoram, a distância percorrida e os custos.
O questionário vai permitir realizar padrões de mobilidade diária da população, reunir a opinião dos utilizadores de transporte individual ou coletivo e as motivações que conduzem às opções de transporte. O estudo de mobilidade será determinante para definir as opções, investimentos e políticas do setor para a próxima década.

Os último inquéritos de mobilidade foram realizados em 2007.

O inquérito realiza-se em duas fases. Na primeira, os alojamentos que forem contatados, deverão responder online, em imob.ine.pt, de 16 de outubro a 6 de novembro de 2017.

A segunda fase é feita com entrevistas presenciais, junto dos alojamentos selecionados, para completar a fase anterior e garantir a representatividade estatística dos resultados a apurar.

O inquérito apenas está disponível para preenchimento pelos alojamentos selecionados pelo INE e que receberam uma carta com credenciais de acesso.