Passar para o Conteúdo Principal
Junta Freguesia de São Vicente

Siga-nos

página do Facebook

Partilhar

Miradouro da N.ª Senhora do Monte

Situado junto à Capela da N.ª Senhora do Monte, é por muitos considerada a ‘melhor vista sobre a cidade de Lisboa’.

Este privilegiado balcão, oferece uma ampla e rica panorâmica de Lisboa: o Castelo de São Jorge, o Rio Tejo, a Baixa, a colina de São Roque com as ruínas do Convento Carmo, as zonas antigas e intimistas da Colina do Castelo e da Mouraria, a Lisboa das avenidas largas e dos edifícios de construção mais recente para Norte. Para orientação do visitante foi colocado no início dos anos sessenta do século XX, um painel de azulejos que assinala os principais pontos turísticos da cidade e serve de guia a quem disfruta da paisagem urbana em que a história se funde com o pulsar de uma cidade contemporânea.

Uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, instalada junto à capela nos anos oitenta do século XX recebe os visitantes do miradouro e da ermida da Senhora do Monte que existe no local desde 1147 e que, destruída pelo terramoto de 1755, foi reconstruída em 1792.

A pequena capela é dedicada ao bispo mártir da reconquista cristã da cidade de São Gens e guarda uma cadeira em pedra do seu tempo que, segundo a lenda, proporciona às grávidas que nele se sentassem um parto sem complicações.

O espaço verde envolvente é pontuado por exemplares como o cipreste, a oliveira e o pinheiro-manso, que proporcionam belas sombras a todos aqueles que utilizam os bancos para disfrutar deste icónico espaço.

Largo do Monte
1170-107 Lisboa, Portugal