-
Início
-
São Vicente
-
Monumentos
-
Miradouros, parques e jardins
- Detalhe de Ponto de Interesse
Jardim Botto Machado
Pequeno espaço verde municipal, gradeado e com percursos asfaltados, com um estrato arbustivo e arbóreo bem desenvolvido.
Também conhecido como Jardim de Santa Clara, foi construído em 1862, tendo mais tarde sofrido obras de beneficiação e passado para posse municipal em 1927. Foi batizado com o nome de Botto Machado em homenagem ao político republicano e jornalista, Pedro de Amaral Botto Machado. É sobretudo conhecido por se inserir na zona onde se realiza a Feira da Ladra.
O jardim dispõe de um quiosque e esplanada com mais de uma dezena de mesas, aberto todos os dias e com um menu variado de refeições ligeiras. O “Clara Clara” oferece regularmente uma programação de concertos e ciclos de cinema.
O jardim possui um parque infantil totalmente renovado e em 2015 a Junta de Freguesia de São Vicente dotou o espaço com um circuito de Manutenção com seis máquinas que permitem a prática de exercício físico enquanto se disfruta a vista do rio Tejo.
Desde 2016 realiza-se todos os sábados um mercado de legumes e fruta biológica organizado pela cooperativa Agrobio.
O muro exterior do jardim foi revestido de um gigantesco painel de mais de cinquenta mil azulejos da autoria do artista plástico contemporâneo André Saraiva. Pela sua dimensão é um dos maiores investimentos em arte pública da cidade e uma das maiores peças de arte azulejar da Europa.
Jardim Botto Machado
Campo de Santa Clara
1100-474 Lisboa, Portugal