Passar para o Conteúdo Principal
Junta Freguesia de São Vicente

Siga-nos

página do Facebook

Partilhar

Jardim Botto Machado

Pequeno espaço verde municipal, gradeado e com percursos asfaltados, com um estrato arbustivo e arbóreo bem desenvolvido.

Também conhecido como Jardim de Santa Clara, foi construído em 1862, tendo mais tarde sofrido obras de beneficiação e passado para posse municipal em 1927. Foi batizado com o nome de Botto Machado em homenagem ao político republicano e jornalista, Pedro de Amaral Botto Machado. É sobretudo conhecido por se inserir na zona onde se realiza a Feira da Ladra.

O jardim dispõe de um quiosque e esplanada com mais de uma dezena de mesas, aberto todos os dias e com um menu variado de refeições ligeiras. O “Clara Clara” oferece regularmente uma programação de concertos e ciclos de cinema.

O jardim possui um parque infantil totalmente renovado e em 2015 a Junta de Freguesia de São Vicente dotou o espaço com um circuito de Manutenção com seis máquinas que permitem a prática de exercício físico enquanto se disfruta a vista do rio Tejo.

Desde 2016 realiza-se todos os sábados um mercado de legumes e fruta biológica organizado pela cooperativa Agrobio.

O muro exterior do jardim foi revestido de um gigantesco painel de mais de cinquenta mil azulejos da autoria do artista plástico contemporâneo André Saraiva. Pela sua dimensão é um dos maiores investimentos em arte pública da cidade e uma das maiores peças de arte azulejar da Europa.

Jardim Botto Machado

Campo de Santa Clara

1100-474 Lisboa, Portugal