Dia Internacional da Biodiversidade.

Gr fico 01 640 1 980 2500
22 Maio 2017

Sabia que, com cerca de 30 mil espécies biológicas (50% do total europeu), somos um dos países mais biodiversificados do mundo?

Essa riqueza é reconhecida internacionalmente ao ponto de estarmos incluídos na carta de ‘hotspots’ do planeta (IUCN): 25 áreas, correspondendo a 2% do globo, mas contando com 50% das espécies...

A conservação da biodiversidade, implica o consumo de recursos, por definição escassos. A sua racionalização é obrigatória, canalizando-os para onde são efetivamente essenciais como a manutenção de espaços e de espécies protegidas, tarefa com inerentes dificuldades económicas.
O fomentar da biodiversidade urbana é uma forma de assegurar a sua manutenção, utilizando sinergias de consumo de recursos para a sua defesa.

Apesar da inclusão da biodiversidade nas políticas autárquicas ser ainda incipiente, a biodiversidade urbana tem vindo a ganhar relevância, sendo de destacar o bom exemplo dado pelo Município de Lisboa ou, podemos dizê-lo com orgulho, pela Junta de Freguesia de São Vicente.

Defender a biodiversidade começa por conhecê-la. Neste Dia Internacional da Biodiversidade, sublinhamos os dados obtidos pelo Inventário de Biodiversidade da Freguesia de São Vicente (em preparação):

Total de Espécies: 626
Flora: 425 (Flora vascular: 411, Briófitos e Talófitos: 14. Autóctones: 159,Endémicas: 6,Ameaçadas/Protegidas: 5)
Fauna: 201 (Vertebrados: 100, Invertebrados: 101. Autóctones: 189, Endémicas: 4, Ameaçadas/Protegidas: 79)

Estes resultados são ainda mais surpreendentes quando comparados com, por exemplo o Parque Florestal de Monsanto, que regista 786 espécies, numa área 8 vezes superior e florestal (em vez de uma densa área urbana como é São Vicente) e com múltiplos estudos já efetuados.

A Junta de Freguesia, na prossecução da sua política de sustentabilidade ambiental, recentemente reconhecida com o galardão da Bandeira Verde das Eco-freguesias, associa-se novamente à comemoração deste dia simbólico, apesar de trabalharmos para que em São Vicente, todos os dias sejam também um ‘Dia da Biodiversidade’.

Viver melhor São Vicente