Lagarta do Pinheiro (Processionária)

Lagarta4 640 1 1024 2500
27 Janeiro 2020

No decorrer das operações de prevenção da infestação da Lagarta do Pinheiro (Thaumetopoea pityocampa, vulgarmente conhecida como Processionária), os serviços dos Espaços Verdes da Junta de Freguesia têm efetuado a monitorização dos pontos de risco identificados.

Não foi necessário efetuar qualquer intervenção urgente nos espaços sob gestão direta, mas os serviços continuarão a efetuar o devido acompanhamento.
O Jardim da Cerca da Graça, uma vez que engloba o maior núcleo de Pinheiros da freguesia, é naturalmente o local com maior potencial de risco. Apesar de ser parte integrante da freguesia, é uma área verde da exclusiva gestão e competência da Câmara Municipal de Lisboa pelo que a atuação dos serviços da Junta, neste local, está orientada para a deteção e alerta das equipas municipais.

O trabalho desenvolvido através da aplicação de endo-tratamento, vigilância, retirada de ninhos e captura de indivíduos, tem permitido controlar os potenciais focos de risco, mas deverá sempre ser assumida uma atitude de alerta e prevenção por parte dos utilizadores dos espaços verdes em que existem Pinheiros, especialmente quando acompanhados por crianças ou animais de estimação.

Juntos fazemos São Vicente